V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção

Nos dias 20 e 21 de setembro o Rio de Janeiro foi palco da V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção, realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Criminologia e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro.

V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção

Cristo Iluminado em verde e amarelo

O evento, que está em sua 5ª edição, desta vez recebeu um aliado de peso: o Cristo redentor, que na véspera da abertura da Conferência, no dia 19 de setembro, se iluminou de verde e amarelo após uma missa em Ação de Graças realizada na Capela de N.S. Aparecida, localizada na base da estátua que fica no alto do morro do Corcovado. Durante a missa o reitor do santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, falou sobre a importância da sociedade combater a corrupção e leu uma mensagem do Papa destinada aos jovens convocando-os a utilizar a criatividade no combate a este mal. Ao final da missa abençoou a conferência e anunciou que ela agora faz parte do calendário oficial de eventos do Cristo Redentor.

Padre Omar Raposo durante celebração da missa de Ação de Graças pela Conferência realizada na capela do interior da estátua do Cristo Redentor.

Ao final da missa a iluminação especial foi acionada e o Cristo brilhou em verde e amarelo para toda cidade do Rio de Janeiro em homenagem a 5ª conferência internacional de prevenção e combate à corrupção.

Comissão Organizadora da Conferência e padre Omar Raposo em foto oficial do evento com o Cristo iluminado.

Abertura

Após a pré-abertura no Corcovado o evento foi aberto oficialmente no dia 20 de setembro no auditório Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil Rio de Janeiro, e contou com a participação do presidente  da ADPF, dr. Carlos Miguel Sobral, e autoridades da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal de todo o país, que apresentaram durante os dois dias do evento painéis relativos ao tema da prevenção e do combate à corrupção no Brasil.

Exposição

Durante o evento foi realizada pela ADPF-RJ uma exposição de charges  intitulada: “A corrupção no Brasil de todos os tempos” ilustrando a história da corrupção no país através das charges, a exposição contou com charges históricas, de grandes chargistas como Ângelo Agostini, Faria, Pinheiro Guimarães, Aurélio de Figueiredo, Antônio Augusto do Vale e Pedro Américo, que desde o século XIX já denunciavam a corrupção que sempre existiu no Brasil em periódicos como “O Diabo Coxo”, “O Cabrião” , “Lanterna Mágica”, “Semana Ilustrada”, etc.

A exposição foi uma atração à parte.
Exposição de Charges sobre Corrupção

Painéis

Durante a conferência foram apresentados diversos painéis com temas relativos à prevenção e ao combate à corrupção, em todos as falas ficou muito claro o apoio de todos à operação Lava Jato e à autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal. Os painéis foram distribuídos nos dois dias de conferência com os seguintes temas:

Painel 1 – COMBATE À CORRUPÇÃO: PANORAMA, PREVENÇÃO, CONTROLE E DESAFIOS;

Primeiro palestrante:  Dr. Carlos Eduardo Miguel Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal- ADPF.

Dr. Carlos Eduardo Miguel Sobral

Segundo palestrante: Dr. Ubirajara Chagas Favilla, diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia (IBDC).

Dr. Ubirajara Chagas Favilla

Terceiro palestrante:  Dr. Jorge Barbosa Pontes, delegado de Polícia Federal, ex-diretor da INTERPOL no Brasil e  que vem denunciando a corrupção sistêmica e institucionalizada e realizando um grande trabalho de conscientização e divulgação da importância da autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal em todo o país.

Dr. Jorge Barbosa Pontes

 

Painel  2 – LEI ANTICORRUPÇÃO: COMBATE À CORRUPÇÃO E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL, com a doutora Ana Tereza Basílio advogada membro de arbitragem da Câmara de comércio internacional.

Doutora Ana Tereza Basílio

 

Painel 3 – MECANISMOS DE CONTROLE E POLÍTICAS INTERNAS ANTICORRUPÇÃO, apresentado pelo Dr. Yuri Sahione Presidente da Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social de Gastos Públicos da OAB-RJ.

Dr. Yuri Sahione

 

Painel 4 – INVESTIGAÇÃO, DADOS E PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE  foi o tema apresentado pelo Desembargador André Ricardo Cruz Fontes Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª região.

Desembargador André Ricardo Cruz Fontes

 

Painel número 5 –  DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS E O CONTROLE PREVENTIVO COMO FATOR DISSUASÓRIO DA CORRUPÇÃO e coube ao Dr. Victor Hugo Poubel, Delegado de Polícia Federal, apresentá-lo ao público.

Dr. Victor Hugo Poubel

 

Painel 6 –  COMBATE AO CAIXA 2: FAVORECIMENTO DE ABUSO DE PODER ECONÔMICO E AS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO ELEITORAL, e foi apresentado pelo Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto Vice-Procurador Geral Eleitoral.

Dr. Nicolao Dino de Castro e Costa Neto

 

Painel número 7 – REPERCUSSÕES DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA NA ESFERA DO CONTROLE EXTERNO – Foi apresentado pelo Dr. Júlio Marcelo de Oliveira, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União

Dr. Júlio Marcelo de Oliveira

 

SEGUNDO DIA

 

Painel 8 – LAVAGEM DE DINHEIRO: INVESTIGAÇÃO RECUPERAÇÃO DOS ATIVOS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, apresentado pelo Dr. Antônio Carlos Ferreira de Souza Diretor de Inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras- COAF.

Dr. Antônio Carlos Ferreira de Souza

 

Painel 9  – COMBATE À CORRUPÇÃO E O DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS, com o Delegado de Polícia Federal, dr. Antônio Rayol.

Dr. Antônio Rayol

 

Painel 10: A NOVA LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE : ANÁLISE E COMENTÁRIOS – palestrante: Dr. Fabrício Fernandes de Castro Presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo – AJUFERJES.

Dr. Fabrício Fernandes de Castro

 

Painel 11: INTERCEPTAÇÕES, ESCUTAS E GRAVAÇÕES CLANDESTINAS: LEGALIDADE E USO EM OPERAÇÕES PELA POLÍCIA FEDERAL. Palestrante: Dr. Rafael Potsch Andreata, Delegado de Polícia Federal.

Dr. Rafael Potsch Andreata

 

Painel 12:  O COMBATE À CORRUPÇÃO E A EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS INVESTIGATÓRIOS. Palestrante: Dr. Marcelo Muniz Neves, procurador, Coordenador da 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Dr. Marcelo Muniz Neves

 

Painel 13: O CONTROLE DA CORRUPÇÃO DO ESTADO DE DIREITO, MONITORAMENTO DE GASTOS DO EXECUTIVO FEDERAL E FISCALIZAÇÃO. Palestrante: Dr. Wagner de Campos Rosário, Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União- CGU.

Dr. Wagner de Campos Rosário

 

Painel 14: REJEIÇÃO SOCIAL AOS CRIMES RELACIONADOS À CORRUPÇÃO, AUMENTO DAS PENAS E A DEMOCRACIA COMO MECANISMO DE DEFESA. Palestrante: Dr. Sérgio do Rego Macedo, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia IBDC.

Dr. Sérgio do Rego Macedo também foi um dos ganhadores do Prêmio

 

Painel 15: DA AÇÃO CONTROLADA E DOS CRIMES OCORRIDOS NA INVESTIGAÇÃO E NA OBTENÇÃO DA PROVA NA LEI 12850/2013 – Palestrante: Dr. Luiz Carlos de Carvalho Cruz, Delegado de Polícia Federal e Diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional Rio – ADPF-RJ

Dr. Luiz Carlos de Carvalho Cruz, diretor da ADPF-RJ e Organizador do evento

 

Painel 16: ASPECTOS DA COLABORAÇÃO PREMIADA NA LEI 12850/2013 E UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS E LAVA JATO. PALESTRANTE: Dr. Luiz Flávio Gomes – Diretor Presidente do Instituto Avante Brasil.

Dr. Luiz Flávio Gomes

 

PRÊMIO BRASIL DESTAQUE DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO

 

O prêmio BRASIL DESTAQUE DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO foi entregue durante a conferência a 30 personalidades de todo o país que vêm se destacando pela ação determinada e continuada de prevenção e combate à corrupção no país.

Premiados:

Abel Gomes

AJUFERJES

André Ricardo Cruz Fontes

Antônio Carlos Cardoso Rayol

Carlos Eduardo Miguel Sobral

Clayton da Silva Bezerra

COAF

Erika Mialik Marena

Henrique Fontes

Jorge Barbosa Pontes

Júlio Marcelo de Oliveira

Lorenzo Pompilio da Hora

Luís Roberto Barroso

Luiz Carlos de Carvalho Cruz

Luiz Flavio Gomes

Luiz Paulo Corrêa da Rocha

Marcelo Antunez

Marcelo Bretas

Márcio Adriano Anselmo

Márcio Albuquerque

Mauro Mallet

Meu Rio

Nicolao Dino de Castro e Costa Neto

Rafael Postch Andreata

Sérgio do Rego Macedo

Tomislav Brazic

Ubirajara das Chagas Favilla

Victor Travancas

Wagner de Campos Rosário

SEM COMENTÁRIO